A escalada traz diversos benefícios ao corpo e, por isso, tem ganhado cada vez mais adeptos. Os atletas realizam treinos indoor e também viajam dentro do país e para o exterior, para conhecer novos lugares e manterem a prática esportiva.

Mas você sabe quais foram os primeiros registros de escalada no Brasil? Neste artigo, vamos apresentar um pouco da história dessa modalidade em terras tupiniquins. Acompanhe!

O início do esporte

A escalada, segundo o site do Comitê Olímpico Brasileiro, não tem uma origem definida. Registros apontam grupos de escaladores em regiões montanhosas da Alemanha, Itália e Grã-Bretanha na mesma época.

Também há histórico da primeira escalada como competição esportiva em rocha natural realizada em 1985, na Itália.

Os marcos iniciais da prática indoor são da Ucrânia, na década de 70, quando um montanhista decidiu fixar pedras na parede para manter a prática durante o rigoroso inverno local.

Começo da escalada no Brasil

Já os indícios da prática como esporte no Brasil são da década de 80, quando alguns grupos de pessoas começaram a explorar as rochas e montanhas do país.

Nesta época, a atividade ainda era pouco divulgada, e quem se interessava pelo esporte encontrava diversas dificuldades, como encontrar os lugares ideais para a prática.

De acordo com dados publicados no portal Crosster, a escalada esportiva passou a ser difundida em 1989, com o I Campeonato Sul-Americano, realizado em Curitiba (PR). Só a partir daí que eventos e atletas passaram a investir com afinco na modalidade.

Aumento da popularidade

O esporte começou a ficar popular no Brasil na década de 90, quando pessoas começaram a buscar informações sobre a prática. Iniciou-se então a formação de grupos e a realização de campeonatos, difundindo a escalada pelo país.

Hoje, há um grande interesse pelo esporte. Podemos encontrar parques com instalações para escalada em muitos locais, assim como escolas especializadas que orientam sobre as técnicas e a segurança necessária para a prática do esporte.

Também há diversos pontos brasileiros considerados ideais para a escalada. A Serra do Cipó, em Minas Gerais, é conhecida como a capital nacional do esporte. Mas também há locais no Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo em que a modalidade pode ser praticada.

Ainda há muito espaço para o crescimento da escalada no Brasil

Segundo relatos de Sérgio Neves, professor de Educação Física do Centro Universitário IESB para o portal do instituto, apesar do crescente interesse pela escalada esportiva, a prática ainda é pouco difundida no país.

No entanto, podemos perceber um aumento pela procura do esporte, muito pelos benefícios físicos e psicológicos que oferece aos atletas.

Ainda há bastante espaço para o desenvolvimento da escalada no país. As pessoas que se interessam por um novo esporte podem procurar um lugar para as primeiras práticas e, quem sabe, daqui alguns anos figurarem como atletas que representam a nossa terra natal.

Achou interessante saber um pouco mais sobre os primeiros registros da escalada no Brasil? Vale conhecer a história do esporte e até mesmo buscar informações sobre os atletas. Essas informações podem inspirar você a melhorar cada vez mais na prática.

Continue acompanhando o blog da Armbury!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *